A atividade envolveu encenação, dança e poesia com alunos da unidade escolar voltada a atenção dos discentes e docentes para importância do Dia da Consciência Negra. O conceito histórico da data foi mencionado, nesse dia, Zumbi dos Palmares, líder do quilombo dos Palmares e símbolo da resistência contra a escravidão, foi assassinado por bandeirantes em uma emboscada. Em sua homenagem, e para marcar a luta da população negra pela liberdade foi criado o dia da Consciência Negra.
Na escola a assistente social Lúcia Regina fez uma palestra e relembrou a luta do negro pela igualdade e a importância de se conscientizar para o fim dos atos preconceituosos, racistas e ainda xenofóbicos.
“Esse é um dia muito importante, contudo deve servir para motivar a sociedade a agir durante todo ano pelo fim do preconceito e para lutarmos cotidianamente pela igualdade”, defendeu a assistente social.
O diretor da unidade escolar, professor Carlos César Pinheiro, carinhosamente conhecido como professor Carlão, agradeceu a gestão municipal pelo apoio que vem dando as ações da escola, e em especial para esse evento que trouxe para escola um evento voltado a uma data tão importante.
“Quero aqui agradecer a gestão municipal e a secretaria de educação que nos deram total apoio para realização desse evento, foi lindo ver os alunos na escola e trazendo temas tão importante de forma lúdica e cultural”, disse o diretor.