Semma alerta para queimadas no Verão Amazônico

publicado: 08/09/2021 10h47,
última modificação: 08/09/2021 10h47

O período de estiagem, também conhecido como Verão Amazônico, de baixa umidade e vegetação seca, facilita a propagação do fogo e a ocorrência de queimadas que podem colocar em risco a saúde das pessoas, a vida dos animais e a vegetação.

Os focos de incêndio decorrentes de fatores humanos ou naturais, principalmente na zona rural e em áreas florestais, já somaram 41.136 registros na Amazônia em 2021, segundo o Programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Apenas no mês passado, foram 28.060 – 7% mais do que a média mensal de 26.223 pontos de queimadas.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) de Curionópolis orienta os cidadãos a redobrarem os cuidados nessa época e evitarem atear fogo em áreas de floresta ou de pastagem, seja para limpeza da vegetação, para preparo do solo, para queima de resíduos ou outras atividades.

Dentre as consequências dos incêndios estão o aumento de problemas respiratórios na população e a contribuição com o aumento das temperaturas.

Além disso, a prática de queimadas sem autorização é ilegal e enquadra-se na Lei de Crimes Ambientais contra a Natureza (N° 9.605/1998), com possibilidade de reclusão de 1 a 4 anos, além de multa.