FORÇA TAREFA DE COMBATE AO CORONAVÍRUS TEM RESULTADO POSITIVO EM CURIONÓPOLIS

publicado: 11/05/2021 12h39,
última modificação: 11/05/2021 12h39

Foram 12 dias de lockdown e intenso combate ao coronavírus em Curionópolis. Durante o período de restrições mais severas para garantir que a cidade não sofra com mais casos da doença, a Secretaria Municipal de Saúde reforçou o quadro e intensificou os trabalhos para garantir atendimento à população. “Montamos uma força tarefa para o enfrentamento a essa pandemia. Nos últimos dias fortalecemos nossa equipe e tivemos o cuidado de monitorar todos os setores para garantir a eficácia das ações. Esse trabalho permanece com muita dedicação para que possamos superar essa pandemia. É fundamental que toda a comunidade contribua seguindo as recomendações e colaborando para vencermos esse momento difícil.” Declarou a Secretária de Saúde, Elizeth Rodrigues.

As escolas municipais, receberam uma estrutura temporária para oferecer atendimento, testagem e medicações para a população nos bairros. Além das unidades nas escolas, o centro de referência da Covid-19, também ampliou a recepção ao público. Durante os últimos 12 dias, foram 932 atendimentos exclusivos realizados. Ampliando os atendimentos, a prefeitura pôde mapear os índices de contaminação e incentivar o isolamento de pessoas que testaram positivo. O município confirmou nesse período, 176 novos casos, com uma média diária de 15 positivos diagnosticados. Os números, mostram uma queda considerável de registros já que nas últimas semanas de março, o município chegou a registrar 37 casos em um único dia.

Nas ruas da cidade, o trabalho intenso da Vigilância Sanitária, trouxe mais resultados positivos. Com o apoio da população, foram realizadas blitz, ações de orientação e distribuição de álcool em gel para comerciantes e comunidade. As feiras e o Mercado Municipal também receberam reforço nas orientações, para que pudessem receber a população com segurança, seguindo as medidas restritivas. A Prefeitura disponibilizou um canal de contato para que a população pudesse denunciar aglomerações. “Tivemos uma resposta muito boa da comunidade, percebemos as pessoas colaborando e engajadas em obedecer ao decreto. Percorremos a cidade e a Serra Pelada e concluímos o período com a certeza de ter cumprido essa missão”, constatou Edison Souza, diretor da Vigilância Sanitária, que também enfatizou a importância da parceria com a Associação Comercial e Industrial de Curionópolis, que trabalhou junto ao comércio para que as ações tivessem maior aceitação e efetividade.

Mesmo com o fim do período de lockdown, a Prefeitura vai manter o reforço nos atendimentos no centro de referência a covid-19 e nas unidades básicas de saúde. Essa semana, a vacinação no município também avançou para uma nova faixa-etária e iniciou a imunização de idosos de 60 anos ou mais. “Estamos fortalecendo o atendimento de saúde no município, ampliando a vacinação e conscientizando a população para continue tomando todo o cuidado para evitar a contaminação. É com a colaboração de todos e ações concretas de combate que venceremos esse vírus!” enfatizou a prefeita Mariana Chamon.

Com o fim do decreto de lockdown, Curionópolis retorna ao bandeiramento vermelho, seguindo as medidas e restrições impostas pelo decreto do Governo do Estado que está em vigor.

ASCOM/PMC