Seja bem vindo ao Site oficial da Prefeitura Municipal de Curionópolis

Prefeitura Municipal de Curionópolis

Curionópolis lança nesta semana a campanha “Um toque de amor”

publicado: 05/10/2021 16h46,
última modificação: 05/10/2021 17h04

“Um toque pode mudar sua vida. Um toque pode fazer a diferença” é o lema da campanha “Um toque de amor” que será lançada nesta quarta-feira, dia 6, pela Secretaria Municipal de Saúde e pela Prefeitura de Curionópolis em razão do Outubro Rosa, movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama.

Já na quarta, a partir das 16 horas, haverá uma palestra com a Drª Larah Betânia, especialista em longevidade, no salão da Igreja Assembleia de Deus Madureira. A ação é destinada às mulheres do município, assim como outras atividades que serão desenvolvidas ao longo do mês, dentre elas uma caminhada a favor da vida.

Fotos das cidadãs de Curionópolis estampam o material de divulgação da campanha, que será a prioridade entre as ações de conscientização trabalhadas nas unidades básicas ao longo de outubro. Agentes de saúde irão percorrer as residências orientando as mulheres sobre o autoexame das mamas.

A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença, assim como proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. Apenas no último ano, mais de 2,3 milhões de mulheres no mundo descobriram que estavam com câncer de mama. O tumor é o que mais acomete a população feminina brasileira e também o que mais mata. Em 2019, o país registrou 18.068 mortes por câncer de mama.A doença não tem somente uma causa.

A idade é um dos mais importantes fatores de risco para a doença, que também está ligada a fatores ambientais e comportamentais, da história reprodutiva e hormonal e genéticos e hereditários.Dentre os fatores comportamentais, destaca-se o sobrepeso, a inatividade física, o consumo de bebida alcoólica e o tabagismo. Na maioria dos casos o câncer de mama pode ser percebido em fases iniciais, a partir da presença de nódulos na mama, nas axilas ou no pescoço, pele avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja, alterações nos mamilos, e saída espontânea de líquido anormal.

É importante que as mulheres observem as mamas sempre que possível, seja no banho, na troca de roupa ou em outra situação do cotidiano, sem técnica específica, valorizando a descoberta casual de pequenas alterações mamárias. Se percebidas as alterações, elas devem procurar os serviços de saúde para avaliação diagnóstica.