A prefeita Mariana Chamon encaminhou à Câmara Municipal de Curionópolis, o “Plano Plurianual 2022-2025” contendo as ações e projetos que serão realizados nos próximos anos.
O documento foi elaborado pelos secretários e técnicos das secretarias e a gestão garantiu espaço para consultar a população entre 16 e 23 de agosto – por meio de formulário eletrônico disponibilizado no site da Prefeitura Municipal.
“O plano está estruturado em oito programas temáticos: assistência e desenvolvimento social; cultura, esporte e lazer; educação; emprego e renda; gestão ambiental; infraestrutura, habitação e saneamento; produção e desenvolvimento econômico; e saúde. Também há um programa de gestão, manutenção e serviços municipais”, explica a prefeita.
O PPA contempla, por exemplo, a construção, reforma e aquisição de equipamentos públicos, como creches, escolas, centros de saúde, praças e um novo terminal rodoviário, e prevê investimento em ações de valorização às mulheres, aos jovens, aos idosos e às pessoas com deficiência, além de atenção à complementação de renda e à segurança alimentar. A preocupação com a regularização fundiária urbana e em Serra Pelada e na sede do município não foi deixada de lado.
Outro ponto importante é a instalação de serviços como implantar educação em tempo integral em escolas e creches, implantar centros de reabilitação física, de saúde mental e uma unidade de vigilância em zoonoses, além de fortalecer a fiscalização, a educação ambiental e a promoção das atividades esportivas e de recreação e lazer para jovens e adultos.
Dentre as obras de infraestrutura urbana previstas, cabe destacar a macrodrenagem e urbanização do Canal da Avenida Amazonas e do Canal do Jacarezinho, a implantação do Aterro Sanitário Municipal e a construção de casas populares, de um Parque Ambiental Municipal, do Espaço Artístico e Cultural (antigo Teatro Municipal), revitalizar e urbanizar canteiros da PA-275 revitalizar e urbanizar canteiros da PA-275, reforma do Estádio Municipal e construção de um novo Estádio Municipal em Serra Pelada e do Centro de Memória para Valorização da História de Serra Pelada.
Tratando de mobilidade, estão previstas no PPA a manutenção das estradas vicinais e pontes, além de pavimentar novas ruas e a estrada que dá acesso à Serra Pelada.
O plano apresenta a preocupação da gestora com a geração de oportunidades de desenvolvimento, emprego e renda, a partir da profissionalização e do fomento, passando pela construção do Parque Agropecuário, melhorais de mercados e feiras e apoio ao produtor rural.
“Todas essas medidas e muitas outras de interesse de nossa comunidade estão propostas no PPA 2020/2025, fundamentado em bases sólidas, com metas a médio e longo prazo e que dependem do envolvimento e participação de diversos setores, organizações e a parceria do Poder Legislativo para que sejam concretizadas”, observa Mariana.
Ela garante que não faltará força de vontade e trabalho para superar os desafios e mudar os índices de desigualdade que ainda persistem no município. “Juntos vamos transformar nossa cidade e construir a Curionópolis do futuro”.
O Plano Plurianual (PPA) é o instrumento de planejamento governamental de médio prazo que estabelece as diretrizes de governo, os programas e seus objetivos, indicadores, metas físicas e financeiras e o montante de recursos a serem aplicados em despesas de capital e outras delas decorrentes e nas despesas de duração continuada, definidos pelos Poderes Executivo e Legislativo, com o propósito de viabilizar a execução, o monitoramento e a avaliação, bem como, o controle social das políticas públicas.